Primeira unidade franqueada abrirá as portas em maio em Curitiba
Depois de retomar a expansão de franquias da rede de gastropubs Cão Veio, o chef Henrique Fogaça levará outra marca com sua assinatura para o franchising: o restaurante Jamile, especializado em comida contemporânea e internacional. A novidade foi revelada em primeira mão a PEGN. A primeira unidade franqueada deve abrir as portas até o fim de maio no Park Shopping Barigui, em Curitiba. A ideia é inaugurar quatro unidades em 2024. A expansão está sendo conduzida pela Avant Franquias, do empresário Lucas Camargo.
Em entrevista a PEGN, Fogaça explica que a ideia de expandir o Jamile com franquias surgiu no ano passado. O restaurante, fundado em 2015, na região da Bela Vista, vinha ensaiando ganhar novas unidades, sobretudo em áreas com um maior apelo gastronômico, no circuito de restaurantes. Durante a busca por novos endereços para o Jamile, Fogaça considerou o franchising. Após conversar com os sócios para aprovar a ideia, ligou para Camargo.
O restaurante Jamile opera com 120 lugares e faturou R$ 6,2 milhões em 2023, cerca de 10% acima do ano anterior. A casa funciona em um prédio antigo de três andares, com um projeto arquitetônico, assinado por Rafic Farah, que mantém referências rústicas, com paredes de tijolos à mostra e um “ar de demolição”. A decoração mistura vidro, madeira, pedras e objetos garimpados pelos sócios ao redor do mundo.
Fogaça conta que o cardápio é como uma “extensão” do Sal Gastronomia, seu principal restaurante, que acaba de se mudar para os Jardins. “A grande maioria [do cardápio] é diferente, mas é uma cozinha contemporânea, internacional, com uma pegada brasileira. Tem o meu DNA, não tem muito como ficar inventando estilos distintos”, diz.