Quer abrir um negócio próprio, mas ainda não sabe em qual segmento investir? Pois é, essa é uma dúvida muito comum e plausível de quem pensa em empreender no Brasil. E apesar da resposta depender de inúmeros fatores, algumas opções de empreendimentos largam na frente como aposta de bons negócios para os próximos anos. Uma delas é a franquia de calçados.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o varejo nacional deve crescer até 5,2% este ano, na comparação com 2018. Neste cenário, inclui-se também o segmento de calçados, que em 2019 deve mostrar forte recuperação, a ponto de especialistas do setor estimarem avanços comparáveis ao período pré-crise econômica.
Uma recente análise do Sebrae mostrou também que as lojas de calçados passaram por grande expansão nos últimos 10 anos, principalmente nos centros urbanos do País. Esse avanço deve-se, na visão do Serviço, à melhora da qualidade dos calçados comercializados por aqui e também por uma mudança cultural, em que parte da população passou a preferir a compra de novos calçados ao invés de tentar recuperar os usados.
Empresários do comércio confirmam a expectativa de um ano mais próspero. De acordo com o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), elaborado pela CNC, há grande mudança de humor entre os comerciantes brasileiros. Em agosto do ano passado, apenas 34,5% dos empresários demonstravam expectativa de melhora das vendas. No último mês de dezembro, o índice chegou a 46,5%; o maior nível das últimas séries avaliadas.
Mercado forte
Dados do Instituto Inteligência de Mercado (IEMI) mostraram que as vendas de calçados cresceram 3% em 2017, alcançado um volume de 857,6 milhões de pares comercializados. O número representa a primeira alta do setor desde 2014, quando o varejo calçadista caiu 4,8% sobre 2013.
Embora 2018 tenha sido recheado de eventos externos como a Copa do Mundo na Rússia e as eleições presidenciais, o mercado de calçados apresentou estabilidade. A expectativa da entidade é de que as vendas tenham aumentado em até 3,2% em 2018, na comparação com 2017. Em faturamento, a perspectiva era de um avanço ainda mais significativo: 7,3% sobre o faturado no ano anterior.
As franquias que operam com a venda de sapatos estão inseridas no segmento Moda, cuja performance em 2017 também foi positiva. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento cresceu 7% em faturamento, frente ao ano anterior. No total, as franqueadoras de Moda atingiram R$ 21,8 bilhões em receitas.
A franquia
A Lojas Calci tem hoje lojas no Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. Já conquistou por duas vezes o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e busca três tipos de parceiros para ampliar sua atuação no país: empreendedores, investidores e comerciantes que já atuem no ramo de varejo de calçados, mas que queiram expandir seus negócios ou mesmo inovar para crescer em um mercado cada vez mais competitivo.
Para isso, conta com uma série de atrativos para os futuros franqueados, como rentabilidade comprovada, facilidade de operação, tecnologia exclusiva, garantia de inadimplência zero e acompanhamento permanente da franqueadora, com controle de vendas, de estoque e outras ações de venda e administrativas.
Para os clientes, os incentivos também são interessantes, uma vez que as lojas oferecem produtos exclusivos, além de marcas consagradas, com preço de mercado, atendimento diferenciado e acesso facilitado ao crediário.